A Importância do movimento humano...

     Olá atleta VO2 Adventure. Este artigo irá abordar a importância do movimento humano para nossa melhora da qualidade de vida.

 

     É muito comum nos dias de hoje passarmos horas e horas sentados, trabalhando, lanchando, almoçando, dirigindo, se deslocando de casa para o trabalho e do trabalho para casa em algum meio de transporte ou até mesmo assistindo TV.

 

    Estes hábitos da sociedade moderna são muito prejudiciais à saúde e hoje em dia diversos artigos vêm demonstrando as conseqüências do estar sentado durante horas e horas por dia. Um dos principais riscos está relacionado a maior probabilidade de doenças coronarianas, hipertensão e até aquisição de algum tipo de câncer.

 

    Alguns dados são importantes para que possamos nos conscientizar e procurar modificar nossos costumes diários. Hoje em dia apenas 2% dos pacientes que tem um infarto conseguem reconhecer os sintomas e a cada ano 17,1 milhões de vidas são tomadas pela carga global de doenças cardiovasculares, com 82 % das mortes ocorrendo em países de baixa e média renda. Em 2009 70 mil pessoas morreram de infarto, só no Brasil

 

     A dor no peito é a queixa principal que leva as pessoas a procurarem um serviço de emergência. Normalmente é uma dor muito forte que pode refletir no braço esquerdo e no queixo também. As pessoas têm ainda enjôo e suor. Cerca de 70% das pessoas que sofrem um infarto apresentam este quadro. Os outros 30% sentem o que a medicina normalmente chama de quadro atípico: Dor no peito não tão forte, cansaço intenso, falta de ar, dor no abdome, diarréia e tontura. Estes sintomas são normalmente mais comuns em idosos e diabéticos.

 

      Muitas empresas vêm se preocupando com a saúde de seus funcionários e por isso vêm instalando academias de ginástica dentro de seus prédios, vestiários e bicicletários para que o funcionário possa se locomover pedalando e melhorando sua qualidade de vida, além de aulas de ginástica laboral dentro da empresa.

 

       A ginástica laboral é uma atividade muito importante pois traz vários benefícios para a qualidade de vida do funcionário, possibilitando uma pausa ativa durante o trabalho. Porém, muitos funcionários ainda não participam das aulas oferecidas pela empresa simplesmente por acharem bobeira, por preguiça, por estarem muito ocupados com as tarefas e prazos e até mesmo por alegarem que já praticam atividade física regular. Mas, alguns artigos começam a demonstrar que, mesmo pessoas que praticam atividade física pelo menos 3x na semana possuem riscos à sua saúde caso passem horas sentadas seja trabalhando, no trânsito ou assistindo TV.

 

         Estudo recente da sociedade americana de câncer com 120 mil indivíduos ao longo de 14 anos verificou que mulheres que passam em media 6 horas por dia sentadas possuem 37% mais de chances de morrer por algum tipo de doenças do que aquelas que não ultrapassam 3 horas diárias sentadas. Já os homens possuem 17% mais de chances.

 

          Outro estudo, de um Instituto australiano, monitorou 8.800 pessoas e pôde concluir que quem assiste TV por mais de 4 horas está mais propenso a morrer do coração. Já outro estudo, na Suécia sugere uma associação entre a inércia do dia a dia e o Câncer.

 

          Além de reservar o horário para a malhação — no mínimo, aquelas sagradas três vezes por semana —, no restante do tempo concentre- se em ativar o seu metabolismo de hora em hora, com disciplina. Como? Levante-se e caminhe no corredor, faça um alongamento dos braços e das pernas, troque o elevador pela escada e, se houver possibilidade, participe de ginásticas laborais oferecidas por muitas empresas hoje em dia. Depois de enfrentar um tedioso engarrafamento, pare o carro mais longe e caminhe até seu destino — é outra idéia. “Se você conseguir aumentar apenas 40 calorias por hora na queima de energia, serão cerca de 640 extras perdidas ao final do dia”

 

           Podemos citar como fatores de risco para doenças coronarianas:

 

            - Pressão alta

            - Estar acima do peso

            - Tabagismo

            - Sedentarismo

            - Colesterol alto

            - Diabetes

 

          Desabar na cadeira por horas a fio também causa alterações ortopédicas que não representam risco de morte, mas são extremamente limitantes. “A posição favorece a compressão da coluna, especialmente da lombar e da cervical, induzindo a formação de hérnias e inflamações”. É importante se policiar, evitando uma postura

arqueada, e apoiando bem as costas ao ficar sentado. Os cotovelos também não escapam, principalmente os de quem trabalha no computador. “Prefira cadeiras com apoio de braço”, descruze as pernas e utilize um apoio para os pés, capaz de proporcionar uma flexão dos joelhos, aliviando-os. Monitore a posição do monitor no computador de tal modo que não permita desencadear um desconforto cervical ao final do dia.

 

           Hoje em dia, principalmente na Europa, algumas empresas vêm se preocupando muito com a saúde de seus funcionários e a fim de evitar que o trabalhador não realize uma pausa em suas tarefas por algum tipo de “desculpa”, alguns aparelhos começaram a ser utilizados, os chamados walkstation, como podemos ver a seguir, permitindo que o funcionário trabalhe enquanto pratica sua atividade física, com uma leve caminhada, apenas para que não fique sentado enquanto trabalha. Logicamente essa atividade não dura a jornada toda de trabalha, mas é realizada durante 10 minutos a cada 1 hora – 1 hora e meia de trabalho.

 

            Fazendo isso, provavelmente sua qualidade de vida irá evoluir para melhor e consequentemente o seu próprio rendimento durante a jornada de trabalho também.

 

             Grande abraço a todos e espero ter colaborado com mais informações importantes.

 

             Até a próxima!  

O Prof. Esp. Geraldo Lopes tem como formação: 

 

Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ,

 

Pós Graduação em Atividade Física Adaptada e Saúde pela Universidade Gama Filho; 

 

Ciências da Performande Humana pela UFRJ. É fundador e coordenador da VO2 Adventure Assessoria Esportiva

© 2014 por VO2 ADVENTURE ASSESSORIA ESPORTIVA

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon